quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Fimose...


Desde que o Lucas nasceu percebemos que ele tem fimose, o levamos ao pediatra ainda bebe mas nos foi orientado que o certo é fazer a cirurgia quando ele estivesse com 3 anos, e assim o tempo passou sem maiores problemas...Até hontem :(, quando ele na hora do banho queria fazer xixi e chorava porque doia, ficou desesperado e gritava muito por causa da dor.
Após este epsodio tudo se acalmou e marcamos de leva-lo ao pediatra para uma avaliação e também para marcar a cirurgia, ele ja esta com 2 anos e 5 mêses então acho que não vai ter problemas futuros

Fimose: como lidar?

Ainda existem muitas dúvidas sobre o que fazer quando o nosso filho apresenta fimose. Será necessária cirurgia, exercícios ou pomadas? Antes de explicar o que fazer diante de uma fimose, vamos saber exatamente o que isso significa.

O pênis é formado pela cabeça, chamada de glande, o corpo e a base (parte que fica junto ao corpo). Ele é revestido de uma pele chamada prepúcio que serve para proteger principalmente a glande, parte muito sensível do pênis. O prepúcio é retrátil, isto é, se puxarmos a pele em direção à base do pênis a glande ficará exposta.

A fimose é a dificuldade de expor a glande do pênis porque o prepúcio não retrai. Isso se deve pela aderência da pele na glande ou pelo anel do prepúcio ser muito estreito. A fimose em recém-nascidos é fisiológica, isto é, normal e regride espontaneamente.

Cerca de 90% dos meninos nascem com fimose: é a proteção natural da glande. Aos seis meses de idade, esse número cai para 20 % e aos três anos os números invertem: 90% dos meninos já não apresentam fimose.

Exercícios de retração à força da pele podem causar microtraumatismos, dor, inflamações e até sangramentos. A cicatrização dos microtraumatismos pode piorar a condição da fimose, já que a cicatriz leva a um estreitamento maior do anel do prepúcio.

Cuidados - Além disso, a dor pode fazer com que a criança não queira mais a manipulação dos genitais, criando na região um ambiente propício para infecções como as balanopostites (infecções do prepúcio e glande). A higienização do pênis do bebê deve ser realizada até a parte que consiga ser exposta, sem fazer muita força.

Se as infecções forem de repetição, por vezes, apenas um descolamento da pele com anestesia local tópica é suficiente para evitar novas infecções.

Quadros de infecção urinária, dificuldade de urinar, muito acúmulo de esmegma (substância esbranquiçada que aparece na região da glande quando a higienização não é adequada), infecções locais repetidas e fimose fibrótica (quando aparece depois de microtraumatismos) normalmente são casos onde a cirurgia é indicada.

A cirurgia da fimose, postectomia, é feita com anestesia geral e dura em média 30 minutos. A recuperação é rápida, a criança pode voltar às atividades em três dias, evitando brincadeiras que possam causar traumas nessa região pelo menos um mês (evitar jogar bola, correr, lutas, andar de bicicleta).

Creme - Há um outro tratamento a base de creme corticóide aplicado no prepúcio com algumas manobras indicadas pelo urologista que apresentam resultados satisfatórios.

A escolha do tratamento adequado da fimose para seu filho deve ser avaliada por um urologista. Qualquer dúvida sobre a formação ou aparência do prepúcio, glande ou freio do pênis do seu filhote, consulte o médico.

Dicas

A presença de fimose não altera o desenvolvimento do pênis, por isso, a cirurgia não fará o pênis aumentar.

A circuncisão é como algumas religiões chamam a cirurgia de fimose. Elas fazem essa cirurgia rotineiramente em seus pequenos seguidores, logo que nascem.

A higiene da região da glande é muito importante para evitar infecções. Peça para o urologista ou pediatra do seu filho explicar como limpar essa região de maneira adequada

Texto : Guia do Bebe

3 comentários:

Geovana Centeno on 3 de setembro de 2008 às 15:54 disse...

oi querida ba que coisa pobrezinho do teu filhote, mas agora ele ja esta bem, depois conta como foi a cirrgia e pode deixar que vou estar torcendo por voces e rezando, que Deus proteja muito voces...bjs

Anônimo disse...

oie, achei muito interessante, mais eu tenho uma duvida, é assim, eu tenho 15 anos, e minha fimose ainda nao caiu, e eu queria saber se apesar de minha idade, isso vai cair sosinho ainda, ou se pode ser retirada com pomadas, ao invés de cirurgias,pois eu tenho muita vergonha de falar disso com meus pais, brigado pela compreeensao, PRECISO DE UMA RESPOSTA URGENTE PARA MEU EMAIL,
ped90_kong_@hotmail.com

Anônimo disse...

bom...eu tenho 17 anos...gostaria de saber se tenho fimose...
meu penis qndo não ereto (mole) consigo retirar com facilidade a glande...mais qndo "duro" nao consigo retira-la com facilidade...
eu tenho fimose neste caso??
obridago pela atenção!!!

Ja Falei

 

Copyright © 2008 Green Scrapbook Diary Designed by SimplyWP | Made free by Scrapbooking Software | Bloggerized by Ipiet Notez