quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Redução no uso da chupeta/Ana Luiza não mama mais no peito...



Levantamento do Ministério da Saúde mostra que, entre 1999 e 2008, houve redução expressiva do uso de chupeta em crianças menores de 12 meses. Em 1999, 57,7% dos bebês menores de 12 meses usavam chupeta no país. No ano passado, esse percentual caiu para 42,6%, uma variação de 15,1%. O estudo levou em consideração as 27 capitais e outros 239 municípios, o que somou informações de aproximadamente 118 mil crianças.
A queda no uso de chupetas foi percebida em todas as regiões. Maceió foi a capital que apresentou a maior redução no uso de chupeta (20 pontos percentuais). Na região Norte, apenas 25,5% das crianças menores de 12 meses usam chupeta. A região Sul possui o maior índice com 50,6%. Esses e outros dados fazem parte da II Pesquisa de Prevalência do Aleitamento Materno nas Capitais Brasileiras e DF (PPAM), divulgada durante a Semana Mundial de Amamentação (veja outros dados do estudo, relacionados à amamentação, no Portal Saúde www.saude.gov.br) .
O Ministério da Saúde não recomenda o uso de chupeta nem de mamadeira. “Existe uma associação entre o uso de chupeta e mamadeira e a duração do aleitamento materno. A Região Norte, onde mais se amamenta no Brasil (média de 434,81 dias), apresenta menor prevalência do uso de chupeta e mamadeira”, explica Elsa Giugliani, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde.
São considerados “bicos artificiais” tanto as mamadeiras quanto as chupetas. Na pesquisa de 2008, verificou-se que, para o total das crianças menores de 12 meses analisadas, foi freqüente também o uso de mamadeira (58,4%). O uso de mamadeira (veja quadro abaixo) foi mais registrado na região Sudeste (63,8%) e menos freqüente na região Norte (50,0%). Foi a primeira vez que o dado, uso de mamadeira, foi analisado pelo Ministério da Saúde.

-->

Aqui em casa o único bebe que chupou chupeta foi o Luís, e tive muito trabalho para tirar o vicio da chupeta. rsrsrs. ele abandonou a chupeta com 7 anos, o Lucas o Leonardo e a Aninha nunca nem pegaram uma chupeta na mão, até que eu insisti com meu marido para darmos chupeta para o Leonardo, pois o mulequinho resolveu chupar o dedo indicador e com um agravante, o dedo fica virado de forma que força o céu da boca, mas o marido não aceitou a sugestão e o Léu ainda continua chupando o dedo. Neste caso eu preferia a chupeta, pois seria mais fácil para tirar.

Ana Luiza não mama mais no peito

Pois é meninas, a minha branquela não mama mais no peito a uma semana, agora ela só quer saber de mamadeira, arroz e feijão.kkkk, estou rindo mas chorei muito, afinal foram 1 ano amamentando 6 meses exclusivamente, e foi maravilhoso, um momento só nosso, momentos que nunca vou esquecer, aqueles olhinhos fixo nos meus enquanto mamava, passando as maozinhas em meus cabelos, Aiii que estou com saudades...Obrigada filha por me proporcionar momentos inesqueciveis, é uma pena que não vou ter mais este privilegio.

Beijos e Paz


8 comentários:

katia Ruivo on 17 de setembro de 2009 às 00:28 disse...

meus 2 filhos chuparam chupeta, largaram por volta dos 4 anos, sempre uso a tática no natal de entregar a chupeta pra papai noel em troca dos presentes...confesso que são umas duas noites difíceis depois disso, mas passa...

adorei o blog, to seguindo vcs!

bjs

on 17 de setembro de 2009 às 00:36 disse...

O Gabriel logo q nasceu a Dra. pediu para providencia uma chupeta de prematuro e deixar na UTI, segundo ela serviria p estimular o bb a sugar e acalmar tbm. Eu fiquei com pulgas atrás da orelha, como assim??? a pediatra falando assim, mas td bem compramos a tal chupeta, mas ele chupava somente quando estava com fome, depois q veio p casa nunca mais quis a chupeta, tenho q admitir q tentei algumas vezes fazer com q ele pegasse o bico, na minha cabeça se tornaria um bb mais calminho, mas hoje dou graças aDeus q não aceitou.
Que bom q vc conseguiu amamentar a Aninha até agora, é uma grande vitória! mas imagino q p vc seja mais dificil do q foi p ela deixar o peito, pois nós temos esse sentimento de vazio, quando eles param de mamar, mas logo passa.
Bjossss

Kicha on 17 de setembro de 2009 às 08:55 disse...

Samantha até que pegou chupeta por um tempo , só pra dormir , acho que por isso largou logo . mas o peito esse parece que ela não larga tão cedo !Tô ferrada !

Maria José on 17 de setembro de 2009 às 09:35 disse...

a Sofia ainda tem a chupeta mas estou mesmo preocupada porque vai ser mesmo dificil retirar
quanto ao peito a Sofia ainda não largou estou mesmo tramada
bjokas

Valquíria on 17 de setembro de 2009 às 11:15 disse...

Ai meu Gui adora sua chupeta chega até a pedir para dormir!Confesso que ele pega no sono rapidinho e fica mais calminho!!!
Parabéns por amamentar durante 1 ano, vc é uma felizarda!!!bjs

Anônimo disse...

Aqui o Nicolas é viciado na chupeta.. já sei q vai dar um trabalhao pra tirar.. =/

Beijoss!!

Nathalia Pádua on 17 de setembro de 2009 às 13:35 disse...

olá !!!!!!!!!!
tudo bem?!
adorei o seu blog !!!!!!!!!
primeira vez que eu estou passando por aqui !
sobre a chupeta , o meu Gui pegou a chupeta, hj usa para dormir somente e quando está manhoso !!!
agora vamos ver como vai ser a saga para deixar ela né!
hehe

beijos

Jana on 18 de setembro de 2009 às 11:31 disse...

Olá!
Quanto tempo não passo por aqui!!
A Ana tá uma gostosura, linda linda!
Edneia, o meu Lucas nunca pegou chupeta, eu insisti o máximo, mas não teve jeito, agora vejo que foi melhor mesmo.
Que bom que a tua branquela mamou até agora, o Lucas com 7 meses não quis mais saber da "tete", rsrsr
Bjsss e Bom find pra vcs!

Ja Falei

 

Copyright © 2008 Green Scrapbook Diary Designed by SimplyWP | Made free by Scrapbooking Software | Bloggerized by Ipiet Notez