Mesmo sendo mãe de quatro filhos, e tendo experiencia em algumas coisas relacionadas a bebes, adolecentes e afins kkkkk, informação nunca e demais né gentem...então que me sentindo uma péssima mãe, daquelas bem desnaturadas e mal informadas resolvi procurar na net algo que me esclarecesse o choro da minha princesa "Ana Luiza", pois estava quase tendo um infarto do miocardio (ai jesuisinho me chicoteia) e pensando nas minhas amigas blogueira do meu Brasil varonil e de Portugal tambem resolvi posta-lo.
O bebê chora, chora, e você não sabe o que fazer. Aqui vou mostrar os 10 principais motivos desse choro.
Cólica
Muito freqüente no primeiro trimestre, até pela provável imaturidade do aparelho digestivo do bebê.A intolerância de alguns recém-nascidos a certas substâncias contidas no leite de vaca pode provocar cólica. A barriguinha fica estufada e, com a dor, ele encolhe as pernas e retrai os músculos da face, ficando vermelho. Chora forte, mas pausado, com gritos agudos. Na maioria dos casos o próprio choro faz com que engula ar, ficando com gases, o que provoca mais dor.Deitá-lo de bruços ou junto ao peitp proporciona certo alívio.Assim como aquecer o abdomem com leves massagens manuais. Para evitar os gases certifique-se se o bebê arrotou após as mamadas.
Fome
Este choro é de acordar a vizinhança, já que as contrações do estômago incomodam bastante o bebê. Basta alimentá-lo que ficará quieto de novo.Do contrário, pode até parar de chorar, não porque a fome passou, mas por estar cansado. Mas, assim que recuperar as energias, volta a chorar.É aconselhável observar se a mamada está sendo suficiente para alimentá-lo. Talvez necessite de um período maior de sucção para se satisfazer, ou de intervalos menores entre as mamadas.
Fraldas molhadas
É natural que o bebê reclame desta situação. Sentir-se molhado incomoda mesmo, principalmente se já estiver com assaduras.A mamãe aprende logo a perceber o recado do filho, que vem através de um choro irritado, como um resmungo. É o típico choro de desconforto.
Otite
É uma inflamação no ouvido que pode ocorrer nos recém-nascidos. A dor forte leva a um choro geralmente contínuo e intenso.Quando vai mamar, o bebê começa a sugar e, de repente, pára, como se algo a incomodasse. Isso porque o ato de sugar faz com que a dor no ouvido piore. Nesse caso, leve-o ao pediatra de sua confiança.
Sono
Cada bebê tem hábitos próprios. Seu filho chora à noite? Talvez ele custe mais a adormecer que os outros. Muitas vezes está exausto, mas agitado, e por isso não consegue pegar no sono.Aí, a paciência entra em cena. Sente ao lado do berço, conforte-o e faça carinho. E não adianta se decepcionar caso ele acorde pouco depois de ter dormido. Tente tranqüilizar o bebê antes de ceder à tentação de tirá-lo do berço, para que não desperte de vez.
Azia
Por mais estranho que pareça, alguns bebês também pode sofrer desse desconforto. Especialmente os prematuros, já que o mecanismo de fechamento do estômago ainda não funciona adequadamente.O sintoma mais evidente é tido pelos pais como manha: ao deitar, após as mamadas, o bebê se torna inquieto e chora, como que pedindo para levantar. Na verdade, o desejo de ficar no colo nessa hora tem explicação: quando está na vertical, ele se sente bem melhor.
Dificuldade de urinar
Diversas doenças atingem o aparelho urinário, impedindo que o bebê faça xixi normalmente. Por isso, chora e só pára quando consegue urinar, sentindo-se aliviado.Não é difícil notar que isto está acontecendo. Basta observar se a urina está saindo gota a gota, ao invés do jato tradicional. A própria expressão do bebê ao tentar fazer xixi também é indicativa. Conversando com o pediatra, a mãe poderá saber a orientação adequada de como ajudar.
Frio ou calor em excesso
É fácil perceber quando o bebê sente frio, mesmo antes que comece a chorar. Assim como os adultos, ele fica com as mãos e pés gelados e arroxeados.A maior dificuldade, no entanto, é convencer a mãe inexperiente de que o bebê também sente calor. Receosa de que pegue friagem, acaba cobrindo-o de agasalhos, o que o deixa bastante desconfortável.Para não cometer excessos, lembre-se que o ideal é deixar seu bebê numa temperatura amena, arejada, mas longe de correntes fortes de ar.
Incompreensão
Algumas vezes, os pais encontram dificuldade em descobrir o que o bebê deseja na realidade. Inseguros, acabam alimentando-o ao menor sinal de desagrado, embora ele não esteja com fome. Ou o colocam no berço para dormir enquanto ainda está espertinho.Quando acordado, o pequeno gosta de participar do que acontece à sua volta.
Ambiente pesado
De acordo com estudos recentes, a incidência do choro predomina entre as seis horas da tarde e dez da noite.Neste período, todos que estavam fora voltam para casa, criando uma agitação no ambiente. A mãe, que passou o dia inteiro cuidando do bebê, já está cansada.Essa intranqüilidade se reflete diretamente no humor do bebê, tornando-o tenso e excitado. Uma maneira de amenizar a tensão dele é procurando relaxar, conversando num tom de voz suave. Isso lhe devolverá o clima de sossego e fará com que se acalme.
Fonte: A vida do Bebe
PS : Espero que tenham gostado...O choro da Ana Luiza...era tão puro e simplesmente manha e mais manha, pois a garotinha esta super mal acostumada no colo e é só onde ela dorme (midepila)
Beijos no coração
Será que estou grávida?
Há 4 anos
5 comentários:
Olá Edneia!
Desculpa ter demorado a visitar o teu cantinho, mas o tempo não tem sido muito. E é claro que me podes linkar, eu já me adicionei aos teus seguidores, espero que não te importes.
Beijinhos grandes
Olá querida mamã, texto muito útil, adorei!
Mil beijinhos gordinhos, Sofia,Pedro e Joana
Oi Ednéia...
texto ótimo!
quanto a sua pergunta lá no blog, deve ser o seguinte:vc é minha seguidora, aliás a primeira, en´~ao deve aparecer na tua tela, por que eu não visualizo a o~ção de parar de me seguir...deve ser isso...será?
bj
Dany
Este post e muito util para mim,pois c um bebe de 7 semanas11!!!!E sempre bom saber as causas do xoro
muitas jokinha nossas para vces
que informação útil, adorei o texto.
Para mim é muito importante porque a Sofia acorda a chorar muitas vezes de noite
bjs
Postar um comentário