quarta-feira, 8 de julho de 2009

Dieta do feijão branco????...




Receitas com feijão branco emagrece e ajuda a evitar diabetes


Proteína presente no grão inibe o processo de digestão do carboidrato e retarda a absorção de açucares no sangue.Não há mais como separar a boa comida da comida saudável. Em um laboratório de nutrição e pesquisa no Rio Grande do Sul, os futuros chefes de cozinha e nutricionistas se revezam para criar pratos mais bonitos, gostosos e saudáveis.

Muitas vezes, eles trabalham juntos. É o caso do chefe Alexandre Bagio e da nutricionista e bioquímica Renata Ramos. Ele conhece os segredos para seduzir o paladar. Ela, o que os nutrientes podem fazer pela nossa saúde. E o que une os dois é o nosso feijão de cada dia.“Ele dá para a população uma quantidade muito boa de proteína.

Os feijões, de uma maneira geral, têm em torno de 20% de proteína. É uma grande quantidade”, explica a nutricionista Renata Ramos, da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos).Infelizmente, os brasileiros estão comendo menos feijão. Mas os pesquisadores não param. Tentam descobrir novas propriedades nesse grão que faz tão bem a nossa saúde.

A novidade da vez é o feijão-branco, aquele que a maioria de nós está acostumada a consumir apenas como salada. Maior e mais cremoso que os outros, acredite, ele emagrece.“O feijão-branco ajuda a emagrecer, porque ele tem uma proteína de reserva. Não só o feijão-branco, os feijões todos têm, mas o feijão-branco é o mais utilizado para isso, para este fim. Ele tem uma proteína chamada faseolamina, e essa proteína é inibidora do processo de digestão do carboidrato.

Então, ela retarda, inibe essa absorção de açucares no sangue”, aponta a nutricionista.Mas isso só acontece no nosso organismo, se ele for ingerido na forma de farinha, uma espécie de extrato de feijão-branco que é bem fácil de fazer em casa. (veja a receita)Depois de ser lavado normalmente, é preciso secar bem o feijão: no sol ou sobre o papel toalha. Nunca no forno. Porque, segundo Renata Ramos, o feijão só tem efeito emagrecedor se não for cozido. Mas atenção: como pode ser tóxico, o feijão só deve ser consumido cru em quantidades mínimas.

Depois, é só triturar no liquidificador e peneirar. Se quiser a farinha bem fininha, pode passar também no processador. É bom fazer em pequenas quantidades que para o extrato não fique velho e deixe de fazer o efeito desejado.O efeito da farinha de feijão funciona mais ou menos assim: quando consumimos um prato cheio de macarrão, de 200 gramas, é como se tivéssemos consumido uma porção menor, de 160 gramas. Mas para isto acontecer, meia hora antes das refeições, é preciso ingerir uma colher pequena, rasa, de farinha de feijão diluída em água.

É essa mistura que vai garantir que parte do carboidrato dessa refeição, cerca de 20%, não seja absorvida pelo nosso organismo. Então, é como se tivesse comido este prato, que é menor.

O estudo mais recente que comprova que a farinha de feijão ajuda a emagrecer foi feito pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Ao todo, 50 adultos obesos fizeram uma dieta saudável, mas apenas metade recebeu farinha de feijão antes das refeições. A outra parte, sem saber, recebeu farinha sem efeito.

Depois de oito semanas, quem ingeriu o extrato de feijão-branco estava, em média, 1,7kg mais magro e com o nível de triglicerídeos três vezes menor do que os que receberam só o placebo. Mas outros estudos registram perdas de peso de até 4% em apenas 30 dias. O bom é que, além de emagrecer, o extrato de feijão-branco também ajuda a prevenir o diabetes. A receita é uma colher rasinha em um copo d’água, duas vezes por dia, porque são duas refeições principais. “Não adianta consumir mais, porque não vai emagrecer mais. Você tem que comer é em torno de um grama por dia. Então, você pode pesar um grama e comer isso durante o dia”, sugere a nutricionista Renata Ramos.“Se a pessoa consumir mais, ela pode ter diarreia, como efeito colateral.

Ela pode ter problemas intestinais e náuseas. Então, ela tem que ter muito cuidado na hora de ingerir este extrato de feijão cru. Consumindo mais de um grama por dia, os efeitos são negativos”, alerta a pesquisadora. No laboratório da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), a ordem é não desperdiçar. O farelo que sobra na peneira quando se prepara a farinha de feijão também é utilizado.O chef de cozinha Alexandre Bagio, da Unisinos, criou misturas saborosas. Quando faz pão, ele coloca água, fermento, sal, açúcar e a novidade: ele substitui um terço da farinha de trigo pela farinha de feijão.“É um pão que realmente tem uma quantidade maior de proteínas e de fibras, quando você coloca essa farinha de feijão”, afirma a nutricionista Renata Ramos.“Acrescido a isso, você tem o sabor e a textura que ele vai ganhar também. Ele ficou mais saboroso”, aposta Alexandre Bagio. “Ficou também mais saudável”, completa Renata.

O chefe de cozinha mostra ainda uma versão da nossa conhecida salada de feijão-branco que também ajuda a não engordar, só porque se come fria.“Eu coloquei na salada o feijão-branco que é a base. Depois, entrou um molho vinagrete, com cebola, tomate, pimentão verde, salsão e um molho vinagrete de limão, com azeite de oliva, sal e pimenta do reino”, ensina o chefe.“O interessante é que, quando a gente come feijão-branco frio, ele muda um pouco a sua composição. Ele, então, engorda menos. Quer dizer, se eu comer dessa maneira, frio, eu vou engordar menos do que se comer ele sob forma de uma feijoada, por exemplo”, diz a nutricionista.




Meninas, o que acham, sera que faz efeito mesmo????, como sou igual a São tomé e só acredito vendo, e por isso ja comprei meu feijaozinho branco e começo hoje com essa tal dieta, vamos ver se consigo bons resultados. kkkkkk, é sériooooo.


PS : Ultimamente venho fazendo o mantra "Vou emagrecer, vou emagrecer,vou emagrecer" rsrsrs, mas desta vez acho que vai, quem me acompanha neste desafio, pesei hoje e estou com 73 kilos cravados, vamos ver quantos consigo eliminar em uma semana.


Beijos meus amores

8 comentários:

Marta Baptista disse...

Olá
Quero que saibas que também vou fazer a tua receita pois também quero emagrecer urgentemente.
Obrigada pela dica.
Marta

mari on 9 de julho de 2009 20:01 disse...

Olá!!!!
E aí, a dieta do feijão branco está dando certo??? Vou começar a fazer hoje, mas q barulhão faz qdo trituramos o feijão né??? Rsrsrsr!!!
Bjos!!!
Mari

Rosana on 12 de julho de 2009 18:59 disse...

Como toda boa gordinha começo a dieta do feijão branco amanhã (2ª feira)...kkkk...
Depois vou postar aqui o resultado.
Boa sorte pra todos nós!
Rô Benuto

Rejane on 13 de julho de 2009 11:59 disse...

Eu coloquei uma colher de farinha cheia em meio copo de água, fiquei passando mal...
Vou fazer direito agora depois que li essa reportagem.

luciane on 14 de julho de 2009 11:32 disse...

OI COMECEI HOJE A DIETA DO FEIJÃO BRANCO,ESPERO QUE DER RESULTADO.POIS PRECISO EMAGRECER. SE DER CERTO DEPOIS EU CONTO.

GI on 27 de agosto de 2009 11:25 disse...

E ai Edinéia, adieta do feijão bco está dando certo???
Começo amanhã a dieta e boa sorte..

Cris Cozer on 28 de setembro de 2009 08:45 disse...

Comecei a tomar a farinha do feijão branco em 30 de agosto e estamos em 28 de setembro... Quando comecei a tomar a farinha esta com quase 100Kg e hj estou com 96,5Kg, então posso dizer que faz sim um bom efeito....

Enir & Cristina. Amor eterno! on 17 de novembro de 2009 15:22 disse...

Pessoal estou com 70.600Kls e preciso emagrecer urgentemente. Vou começar a fazer a dieta do feijão. Dando certo voltarei pra contar à vcs! Bjão a todos.

Ja Falei

 

Copyright © 2008 Green Scrapbook Diary Designed by SimplyWP | Made free by Scrapbooking Software | Bloggerized by Ipiet Notez